Ensino Fundamental Anos Iniciais
O Ensino Fundamental Anos Iniciais compreende as turmas do 1º ao 5º ano. O trabalho pedagógico é fundamentado na Base Nacional Curricular Comum, (BNCC) e nos teóricos que norteiam todo fazer pedagógico.
A proposta pedagógica da ECA enfatiza o desenvolvimento das competências socioemocionais de uma maneira intencional, visando aprimorar o desempenho cognitivo dos alunos.
O trabalho pedagógico desenvolvido estimula o aluno a ser protagonista da sua própria aprendizagem e o capacita para uma vivência atuante na sociedade. Para isto, as metodologias ativas, os trabalhos com projetos interdisciplinares e sequências didáticas fazem parte do processo ensino aprendizagem aliados ao uso da tecnologia, tornando um grande diferencial, das nossas ações educativas.
Ao Currículo do Ensino Fundamental Anos Iniciais é incorporado nas aulas diversificadas com professores de Teatro, Inglês, Laboratório, Educação Física e Redação.
A parceria família-escola fortalece o processo educativo e é um dos principais elementos para o sucesso da educação dos nossos alunos.
Ensino Fundamental Anos Finais
A proposta do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Castro Alves, fundamenta-se nas concepções pedagógicas dos principais teóricos da educação e nas orientações da BNCC, que defende a formação de um estudante que aprenda a aprender norteado pelo desenvolvimento das competências gerais.
A Escola Castro Alves tem uma proposta inovadora, com metodologias ativas integradas à tecnologia, com saberes que se articulam e possibilitam uma compreensão crítica e reflexiva, garantindo aos alunos um ensino de qualidade ministrado por profissionais altamente capacitados.
Nossa missão é formar cidadãos completos e capacitados, assim, são oferecidos inúmeros projetos interdisciplinares, dentre eles: Feira Literária Interdisciplinar (FLIECA), Projeto Troca de Cartas e Fórum da Adolescência.
A proposta educativa destaca o desenvolvimento das competências socioemocionais, fator preponderante para a preparação dos jovens no que diz respeito à inteligência emocional.
Sabe-se que as habilidades socioemocionais aumentam a capacidade dos alunos de aprender e melhoram consideravelmente atitudes e comportamentos para lidar de maneira eficaz e ética com os desafios do cotidiano. Nesta perspectiva, trabalha-se de maneira dinâmica e interativa o projeto de vida em todas as séries do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.