Educação Infantil

A proposta da Educação Infantil da Escola Castro Alves fundamenta-se nas concepções pedagógicas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon, David Ausubel e nas orientações da BNCC. Destaca-se uma aprendizagem significativa a qual motiva as crianças a buscarem conhecimento e potencializarem sua predisposição para aprender. Desenvolve um ensino que busca garantir os direitos de aprendizagem das crianças, assegurando a importância da interação no conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.

Sabe-se que a criança NÃO é apenas uma receptora das mensagens transmitidas pelo adulto, portanto, a organização curricular da Educação Infantil está estruturada nos cinco campos de experiências que estimulam o cognitivo e a compreensão do que acontece ao redor.

Neste segmento, também promovemos atividades que priorizam as competências socioemocionais, pois as emoções interferem na aprendizagem e no cognitivo das crianças. Ensiná-las a processar informações e estímulos internos e externos, desenvolver senso crítico, ser criativa na resolução de problemas e gerenciar as suas emoções desde cedo, ajuda a criança a se tornar um adulto empático com capacidade de interagir socialmente e ter decisões assertivas.