A Escola Castro Alves fundada em 05 de março de 1971, pela prof.ª Lusinete da Silva Boaventura, está localizada à Rua Sabino Silva, Nº 46, em Feira de Santana, Bahia. Iniciou suas atividades com apenas uma classe de alfabetização, e, gradativamente foi implantando as demais séries até completar todo segmento da Educação Básica.
A Escola mantém os seguintes segmentos: EI (Educação Infantil), EFAI (Ensino Fundamental Anos Iniciais), EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) e EM (Ensino Médio). É uma Instituição de ensino, consolidada pelo compromisso em oferecer uma educação de qualidade. Conta com uma equipe de profissionais qualificados e tem como filosofia acompanhar as transformações do mundo, os avanços tecnológicos buscando assim oferecer uma formação mais abrangente, possibilitando ao educando ser sujeito do seu próprio conhecimento, desenvolvendo ao mesmo tempo e, com a mesma intensidade, a mente, o corpo, a ciência e a arte.
A Escola Castro Alves como Instituição Escolar tem a necessidade de acompanhar as mudanças que vêm se efetivando no âmbito da sociedade; para isto, a Proposta Pedagógica tem como objetivo oferecer uma educação que contribua para a formação de indivíduos competentes, de modo que atendam aos requisitos exigidos pelos contextos onde atuarão: responsabilidade, solidariedade, conhecimento, autonomia, criatividade, empatia, autoconhecimento e uma proposta de vida pessoal, profissional e social.
Para efetividade deste trabalho educacional, centralizado no aluno como protagonista da sua própria aprendizagem, a Escola Castro Alves organiza o seu currículo de modo a criar e intensificar o desejo de aprender, pautado na pedagogia da diferenciação, colocando os alunos em situações de aprendizagens significativas.
A Escola Castro Alves tem como meta:
- Oportunizar ao aluno um desenvolvimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade: efetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
- Possibilitar a interação entre a comunidade familiar e a comunidade escolar, a fim de garantir um melhor desempenho do aluno com base no apoio dos pais ou responsáveis.
Proporcionar uma educação de qualidade e eficiência, formando cidadãos capazes de ocupar seu espaço na sociedade com ética e competência.
Ser uma referência de excelência da Educação Infantil ao Ensino Médio desenvolvendo no aluno autonomia, responsabilidade e compromisso social.
Cooperação;
Respeito às diferenças;
Respeito ao ser humano;
Respeito ao meio ambiente;
Preservação do patrimônio escolar e público;
Honestidade e ética nas relações interpessoais.